zap
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 04/09/2009 - 08h05

Embrapa Pantanal promove ações na Semana do Peixe em Corumbá












Por Redação Pantanal News/Embrapa Pantanal

 

A Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e abastecimento, é parceira da Semana do Peixe 2009 e realizará ações promocionais em Corumbá até o dia 15 de setembro. 

A Semana do Peixe é um projeto do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para incentivar o consumo de pescado no país. A campanha tem entre seus objetivos mostrar os benefícios à saúde do consumo de peixe, além de prestar informações aos consumidores sobre o que observar na hora da compra. 

Corumbá é conhecida tradicionalmente como a ‘Capital do Pantanal’, e é considerada um dos maiores centros de pesca esportiva e profissional de água doce no mundo. Peixes como o pintado, o pacu e a piranha desembarcam todos os dias no porto da cidade e têm formas de preparo típicas na região banhada pela bacia do rio Paraguai. Além disso, representam uma parcela importante do desenvolvimento econômico da região.  

Programação
Em parceria com instituições e estabelecimentos da cidade, a Embrapa Pantanal promove várias ações durante a Semana do Peixe. Haverá concurso de redação e desenhos nas escolas do município, realização de palestras com pesquisadores especializados em recursos pesqueiros por meio do programa ‘Embrapa & Escola’, publicação de artigos sobre o tema, além da colaboração na produção de matérias jornalísticas. 

O concurso de redação e ilustrações tem como tema a importância do peixe e será realizado nas 21 escolas municipais de Corumbá. Os primeiros colocados de cada categoria serão premiados com um kit promocional do MPA, o livro ‘Peixes do Pantanal’ - publicação da Embrapa Pantanal, além de um jantar para os alunos e pais no tradicional restaurante e peixaria do Ceará. 

Os artigos e palestras tratam de temas como a certificação do pescado do Pantanal, os aspectos socioeconômicos das comunidades ribeirinhas tradicionais, impactos de atividades pesqueiras nos estoques da região e aproveitamento agroindustrial do pescado.  

Uma série especial de matérias jornalísticas está sendo produzida em parceria com a TV Morena, afiliada da Rede Globo no Mato Grosso do Sul. Temas relativos aos recursos pesqueiros, projetos de pesquisa da Embrapa e gastronomia do Pantanal serão abordados com a participação de pesquisadores da Unidade.  

A Embrapa Pantanal distribuiu em várias instituições e estabelecimentos da cidade o material promocional produzido pelo Ministério, e divulgou o blog lançado para promover a iniciativa – www.semanadopeixe.blogspot.com .  

No dia 14, para marcar o encerramento das ações em Corumbá, haverá um almoço na colônia de pescadores da cidade, com presença de representante do Ministério da Pesca e da Embrapa Pantanal.

Consumo
Dados do MPA mostram que o brasileiro consome, em média, cerca de sete quilos de pescado por ano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que o consumo de pescado para cada pessoa seja de 12 Kg/ano. O consumo de frango, por exemplo, chega a 40 kg/ano. 

O plano ‘Mais Pesca e Aquicultura’, do Ministério, traçou como meta chegar a 2011 com um consumo médio de 9 Kg/ano por habitante. Com uma costa marítima em torno de 8,5 mil Km, além de vários reservatórios propícios para o cultivo em cativeiro, o Brasil tem um enorme potencial para desenvolver sua produção de pescado que nos próximos quatro anos deverá aumentar em cerca de 40%. 

Diante desse desafio, a Embrapa formou, em parceria com diversas instituições, um dos mais ambiciosos projetos de pesquisa em rede jamais pensados para a aquicultura brasileira. O projeto ‘Bases Tecnológicas para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura no Brasil’ (Rede Aquabrasil) tem entre os parceiros o MPA e CNPq, e envolve dezenas de pesquisadores em todas as regiões do país. 

Foi necessário reunir em torno do projeto universidades, setor produtivo, criadores e entidades governamentais com o objetivo comum de promover um salto tecnológico na aquicultura brasileira. O principal objetivo é elevar o Brasil à condição de destaque no mercado mundial de pescado nos próximos 15 a 20 anos.

 

Siga as notícias do Portal Pantanal News no Twitter:
www.twitter.com/PantanalNews

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 


Comentários
 
Últimas notícias do canal
28/09/2017 - 10h00
Leilão da Feapan destaca a beleza e rudez do cavalo pantaneiro
24/09/2017 - 10h15
Com produtores, Ruiter conhece potencial econômico do cavalo pantaneiro
21/09/2017 - 16h11
Frigorífico de jacarés leva qualidade do Pantanal ao mundo, diz Reinaldo
20/09/2017 - 16h40
Blairo Maggi vem a MS para inaugurar frigorífico de jacarés em Corumbá
14/09/2017 - 08h18
Reinaldo lança música feita por Almir Sater para aniversário MS
 
Últimas notícias do site
16/10/2017 - 16h36
MS terá sistema de aviso de alagamentos por celular a partir de 2018
16/10/2017 - 13h02
Após denúncia, Polícia Militar captura foragido da justiça
16/10/2017 - 11h25
Restituição do IR já está disponível para 31,5 mil contribuintes de MS
16/10/2017 - 10h57
Semana começa com mais de 400 vagas em concursos e salários de até R$ 14 mil
16/10/2017 - 10h55
Ruiter aciona primeiro trecho de iluminação pública com LED
 

88

Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.