TRANSPARENCIA GOV DEZ
   

especiais

seções

colunistas

blogs

enquete

Na sua opinião, o Pantanal já sente os efeitos do desmatamento?
Sim
Não
Não sei
Ver resultados

tempo

newsletter

receba nosso newsletters
   
Rádio Independente

expediente

Pantanal News ®
A notícia com velocidade, transparência e honestidade.

Diretora-Geral
Tereza Cristina Vaz
direcao@pantanalnews.com.br

Editor
Armando de Amorim Anache
armando@pantanalnews.com.br
jornalismo@pantanalnews.com.br

Webmaster
Jameson K. D. d'Amorim
webmaster@pantanalnews.com.br

Redação, administração e publicidade:
Aquidauana:
Rua 15 de Agosto, 98 B
Bairro Alto - CEP 79200-000,
Aquidauana, MS
Telefone/Fax (67) 3241-3788
redacao@pantanalnews.com.br

Escritório:
Corumbá:
Rua De Lamare, 1276 - Centro
CEP 79330-040, Corumbá, MS
Telefone: (67) 9235-0615
comercial@pantanalnews.com.br
pantanalnews4@terra.com.br

 
O Estado do Pantanal - 11/02/2009 - 13h30

Ferroeste é uma vitória dos governadores Puccinelli e Requião




Divulgação

Por Karina Lima, do Notícias MS

         "A Ferroeste está definitivamente na agenda política e econômica do governo federal. É uma vitória do governador André Puccinelli e do governador Roberto Requião, do Paraná. A partir de agora, os acontecimentos ganham rapidez, os prazos encurtam, as decisões se encadeiam e o processo não se interromperá até que a ferrovia seja construída e aberta à operação. Essa é a avaliação do presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, sobre o projeto do ramal ferrovário que vai ligar as cidades de Paranaguá a Maracaju.

          Para o governador André Puccinelli, a ferrovia vai transformar o Estado no celeiro da região Centro-Oeste. "Os investimentos em infra-estrutura logística tornam os modais mais baratos para o escoamento da produção agrícola, o que tornará o Estado mais competitivo no mercado internacional, favorecendo os produtores que se dedicam à exportação", explicou.

          Paraná e Mato Grosso do Sul, em conjunto com o Ministério dos Transportes, estabeleceram em Brasília um grupo de trabalho para avançar nos estudos que vão indicar o modelo de gestão das obras da extensão da Ferroeste no sentido de Guarapuava/Guaíra, no Paraná, e Mundo Novo/Maracaju, em Mato Grosso do Sul. O grupo vai ser responsável também pelo projeto de ampliação da linha férrea em direção ao Porto de Paranaguá (foto).

          O presidente da Ferroeste ressaltou que as reuniões mantidas em Brasília e que estão previstas para serem realizadas a partir do próximo mês demonstram que os governos dos dois estados contam com apoio do Ministério dos Transportes para captar os recursos necessários para financiamento da obra. Segundo o secretário de Obras, Edson Giroto, que integra a equipe de trabalho responsável pela implantação da ferrovia, o próximo encontro acontece no dia 9 de março.

          Samuel Gomes afirma que a criação da força-tarefa pela União e pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul "é um passo gigantesco para as futuras obras da ferrovia". O secretário estadual de Planejamento e Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros, também integra o grupo de trabalho. Na próxima reunião ele e o Giroto, com os diretores da empresa do Paraná e de técnicos do Ministério dos Transportes, vão definir o modelo de gestão das obras de extensão da Ferroeste no sentido de Guarapuava a Guaira, no Paraná, e Mundo Novo/Maracaju.

          O secretário dos Transportes do Paraná, Rogério W. Tizzot, explicou que a Ferroeste vai encaminhar para o ministério todos os projetos e estudos já realizados ou em andamento que tratam da expansão da ferrovia para Maracaju. Os estudos também serão enviados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que será chamado pelo governo federal a contribuir com o projeto. O grupo de trabalho é que vai estabelecer os custos e a definição da modelagem do empreendimento.

          Samuel Gomes, presidente da Ferroeste, explicou que existem três  possibilidades para construção dos novos ramais. A primeira alternativa será a construção da nova malha férrea pela própria Ferroeste, com financiamento do BNDES. A segunda opção seria criar uma Sociedade de Propósito Específico pública, formada com capital da União, do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que fará as obras, sendo remunerada pela Ferroeste com a receita oriunda da operação da ferrovia. Outra proposta é captar recursos por meio de abertura do capital da Ferroeste, especialmente para garantir a participação da União e de Mato Grosso do Sul, bem como do BNDES e fundos de pensão públicos como Previ, Petros e Funcef.

Compartilhe


Deixe o seu comentário

Todos os campos obrigatórios. Seu e-mail não será publicado.

Nome:

E-mail:

Seu comentário:
Sistema antispam

Digite aqui o código acima para confirmar:


 

zap2
Comentários
 
Últimas notícias do canal
27/11/2017 - 08h39
“Se Amazônia é pulmão, Pantanal é o coração do planeta”
13/11/2017 - 09h40
Dia do Pantanal: mais que comemorar, ainda há muito a descobrir e preservar
10/11/2017 - 13h23
Com chuvas dos últimos dias, rios de MS atingem nível de alerta para enchente
08/11/2017 - 15h27
Devastação do Pantanal representa custo de R$ 19 milhões por ano
03/11/2017 - 13h10
Último fim de semana da temporada de pesca lota cidades de MS
 
Últimas notícias do site
14/12/2017 - 06h35
Após trégua, 5ª-feira terá pancadas de chuva em várias cidades de MS
13/12/2017 - 08h34
Acumulada, Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 33 milhões nesta quarta-feira
13/12/2017 - 07h58
Azambuja se reúne com empresa e dá posse ao novo secretário de Saúde
13/12/2017 - 06h54
'Dog itinerante': Este cachorrinho já visitou mais cidades que muita gente
13/12/2017 - 06h38
Dia amanhece com sol entre nuvens, mas previsão é de temperatura alta
 

88

ZAP NOVO
Untitled Document
 ® 2009  

CPN - Central Pantaneira de Notícias
PantanalNEWS - Marca registrada 1998-2009
Todos os direitos reservados.